POR: Suzimara Tertuliano

Tempo de Leitura: 3 minutos

COVID-19 & Outras doenças respiratórias!

Está chegando o inverno e com ele a temporada de gripe!

O inverno está chegando!!! Queremos aquele chocolate quente, ficar em ambiente fechado e agasalhado, e neste momento temos que ter atenção redobrada, pois as doenças respiratórias são mais facilmente transmitidas quando baixa a temperatura, pelas próprias características dos ambientes nesta estação.

Ressaltamos que mesmo com a vacinação completa da  COVID- 19,  a pessoa  pode ser infectada e ser agente transmissor, pois as vacinas não  tem eficácia de imunização de  100% . 

Para evitar doenças respiratórias é necessário manter as medidas de distanciamento social, ter uma boa “etiqueta respiratória e de higienização das mãos” além do uso de máscaras, para evitar a  proliferação, tanto do coronavírus, quanto de outros vírus respiratórios.

Por isso, lembre-se!

DISTANCIAMENTO SOCIAL

O distanciamento social é uma das medidas mais eficazes contra, não só a Covid-19 mas qualquer infecção respiratória. Ele ajuda a evitar que secreções contaminadas como a saliva, tosse e espirros infectem outras pessoas ao redor. Desde o início da pandemia do Coronavírus, a OMS tem recomendado no mínimo, 1  metro de distância entre as pessoas, independente do local.

Por isso, evite aglomerações, mantenha a distância das pessoas e se possível, evite dar abraços, beijos e etc.

ETIQUETA RESPIRATÓRIA

É uma das formas evitar/ prevenir a disseminação do SARS-CoV-2 disseminação de gotícula oriundas do aparelho respiratório com um conjunto de medidas que devem ser adotadas, buscando evitar possível contaminação de outras pessoas que estão em um mesmo ambiente.

‘A etiqueta respiratória consiste nas seguintes ações:

  • Cobrir nariz e boca com lenço de papel ou com o antebraço, e nunca com as mãos ao tossir ou espirrar. Descartar adequadamente o lenço utilizado.
  • Evitar tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Se tocar, sempre higienize as mãos como já indicado.
  • Manter uma distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.
  • Evitar abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico.
  • Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados.” – https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/como-se-proteger

 

HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS

Higienização simples e antissepsia das mãos.

A higienização das mãos é um processo importante para evitar qualquer forma de contágio pois ela é responsável por manusear qualquer objeto que possa estar contaminado. Evitar levar as mãos ao rosto e lavá-las constantemente, é um aliado poderoso contra as síndromes respiratórias. 

Por isso, não se esqueça de sempre carregar pelo menos um pouco de álcool em gel com você para garantir uma higiene rápida e eficiente. E quanto possível, faça a higienização completa como a gente mostra na imagem!

Uso de MÁscara na população em geral

Talvez o objeto que mais transformou a visão da nossa sociedade desde o começo da pandemia, a máscara de proteção veio para ficar! 

Com ela é possível reduzir drasticamente o risco de contaminação e manter não só você mas as pessoas ao seu redor, seguras e longe do risco de contaminação. 

Lembrando que estas medidas são eficazes além da covid 19 contemplando as doenças respiratórias também.

REFERÊNCIAS